Proj. Pedag.

Concepção do Curso de Direito


A concepção do Curso de Direito da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA, Campus Torres,  coloca em perspectiva, pela sua natureza confessional e comunitária,  a formação do profissional do Direito como um meio para o desenvolvimento social,  habilitando o acadêmico para que contribua, através e com o conhecimento adquirido no curso, para o bem comum na medida plena de suas capacidades.

Concebe-se um Curso que ofereça uma formação sólida, permeada em conhecimentos, humanística, cultural e científica, capaz de proporcionar ao futuro graduado condições para desempenhar plenamente sua atividade profissional.

O Curso de Direito de Torres busca inovações no que tange à escala de valores imanentes à cultura vigente no País e ao respeito e observância das normas legais. Por isso,  caracteriza-se como um curso dinâmico,  que acompanha às constantes mutações da realidade social.

Porém, acima de tudo, essa concepção de Curso reside no compromisso de que a ULBRA  tem com o processo educativo, numa visão holística e humanística, vocacionada para exercer a intermediação entre o conhecimento científico, proveniente das práticas  de relações sociais entre os seres humanos  e do saber universal.

No plano funcional, o Curso de Direito da ULBRA de Torres está organizado de modo a desenvolver uma formação  voltada para o  ensino, pesquisa e extensão, de modo indissociável, inter e transdisciplinar, além de proporcionar ao educando uma  sólida formação em termos de conhecimentos teóricos,  que lhe  oportunize uma cultura jurídica decorrente dos ensinamentos das diversas ramificações do Direito, todavia, sem prejuízo de uma forte  integração com a prática, em relação as disciplinas e matérias.

Nessa mesma linha, reitera-se a importância do fortalecimento dos enfoques teórico (direito material e processual) e prático, visando a consecução dos objetivos gerais e específicos, cujas metas elencam as ações formativas do acadêmico, para atuar de forma eficaz no cotidiano forense com uma visão sistêmica lastreada nos direitos fundamentais  e nas garantias processuais constitucionais.

 Objetivos Gerais e Específicos



 Objetivos Gerais


Capacitar o acadêmico do Curso de Direito para o pleno exercício da atividade profissional, oportunizando-lhe uma formação jurídica, humanística, social, aliada aos valores morais, éticos e cristãos.

Oportunizar um ensino jurídico norteado por uma visão empreendedora para o exercício da advocacia e dos demais ramos do Direito.

Proporcionar ao acadêmico uma formação jurídica sólida, capaz de despertar-lhe  o raciocínio lógico-jurídico, desenvolvendo métodos científicos na solução dos problemas jurídicos, como resultado da aprendizagem.

Proporcionar um ensino jurídico com substrato em um saber crítico, criativo, com capacidade de interagir nas diversas áreas de conhecimento, desenvolvendo aptidões e habilidades, com vista a formação de uma sociedade democrática, fundada na justiça e no equilíbrio das relações sociais.

Preparar o acadêmico da área do Direito para a prática das diversas funções jurídicas, dimensionadas em um comportamento humano regido por uma escala axiológica, ajustadas as transformações da realidade social.


 Objetivos Específicos


Capacitar o acadêmico do Direito para desenvolver um raciocínio lógico, crítico e analítico, por meio de metodologia adequada ao desenvolvimento de sua capacidade de argumentação e persuasão.

Despertar a consciência crítica no acadêmico, mediante o estudo da legislação pertinente, dos textos doutrinários e da jurisprudência, a fim de que seja capaz de identificar, analisar, interpretar e aplicar o seu próprio conhecimento.

Propiciar ao aluno, na pesquisa e extensão, condições que o capacite a desenvolver uma produção científica satisfatória e uma maior interação com a sua comunidade.

Promover programas de atividades, envolvendo docentes e discentes, através da extensão, que proporcione conhecimentos teóricos e práticos, decorrendo em uma relação de reciprocidade entre a ULBRA, a comunidade e, especialmente, os egressos.

Proporcionar ao educando, estágio extracurricular, valendo-se de Convênios, visando, além da prática, um aperfeiçoamento técnico-científico e jurídico.

Oferecer novas alternativas de práticas jurídicas, voltadas para as técnicas de conciliação e negociação coletiva e de mediação, constituindo interdisciplinaridade com outros cursos e parcerias com Instituições conveniadas.

Oportunizar a participação no Salão de Iniciação Científica da ULBRA , através do incentivo à pesquisa jurídica.

Orientar o acadêmico do Direito para o estabelecimento de estratégias mercadológicas e empreendedoras para o exercício da advocacia.