O curso

O Curso capacita o aluno para enfrentar os principais dilemas jurídicos do século XXI. Primando pela formação humanista e interdisciplinar, o egresso deve ser capaz de conciliar um enfrentamento técnico adequado com um sólido fundamento ético alicerçado nos direitos humanos. Para tanto, incentiva-se o ensino e a aprendizagem focados, com igual cuidado, para questões da dogmática jurídica e de áreas afins, essenciais na solução dos problemas humanos concretos com que se depara o operador jurídico no seu dia a dia. Com essa formação, busca-se um profissional à altura do seu tempo, capaz de dar respostas satisfatórias aos problemas vivenciados no cotidiano e, simultaneamente, engajado na transformação das instituições para uma sociedade mais justa.

O eixo estruturante do Curso de Direito da ULBRA Torres gira em torno do desenvolvimento de bacharéis com uma formação humanista e comprometidos com a defesa dos direitos subjetivos, capazes de entender os diferentes processos que levam à necessidade de mediação do Estado para a busca de soluções e conflitos (jurídicos) de caráter individual e coletivo, bem como os fundamentos e limites da intervenção estatal na esfera de direitos e garantias individuais historicamente conquistadas. Formados, também, para atender satisfatoriamente aos problemas que a sociedade reclama ao profissional com formação em ciências jurídicas e sociais.

Por outro lado, preparar alunos aptos a interagir com as diferentes espécies de conflitos que a realidade local os apresenta, que aprendam a compreender, integrar e participar ativamente da construção de soluções para problemas concretos da região.

Que comportem, ainda, consciência crítica e sejam cientes da necessidade do constante aperfeiçoamento e, com isso, aptos a ingressar e se manter no mercado de trabalho nos diversos ramos do direito. Para tanto, é necessário oportunizar ao acadêmico o acesso as diversas correntes do pensamento filosófico-jurídico, oferecer adequada formação dogmática e capacitar os estudantes para as dificuldades que a prática jurídica apresenta. Principalmente, através de uma educação que propicie continuidade na pós-graduação.