terça-feira, 11 de outubro de 2016

O curso de Direito da ULBRA/Torres, no período de 24 a 31 de maio de 2016, realizou a sua IV Viagem Internacional, projeto que foi idealizado e instrumentalizado em parceria com a Direção da Unidade, na pessoa da Diretora Profa. Ms. Débora Borges Thomas. Neste ano, o destino foi a Costa Rica, sede da Corte Interamericana de Direitos Humanos. A escolha do lugar e a organização das atividades acadêmicas sobre direitos humanos se deu pela vinculação da temática à disciplina optativa de Direitos Humanos e aos Grupos de Estudos e Pesquisas desenvolvidos no Curso.
A agenda acadêmica incluiu visita guiada à Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), com duas palestras, quais sejam: "Sistema Interamericano de Protección a los Derechos Humanos" e "Control de Convencionalidad", bem como discussão dos casos brasileiros julgados pela Corte. Realizou-se, ainda, visita à Biblioteca da Corte, com palestra sobre a Base de Dados e Pesquisas disponível on line. Recebemos ainda a manifestação de interesse da CIDHna formulação de um Termo de Cooperação com o curso de Direito da Universidade Luterana do Brasil -- Campus Torres.
O Instituto de Direitos Humanos recebeu a comitiva brasileira com uma visita guiada às dependências do IDH e com a palestra "El IDH  e introductoria al Sistema Interamericano de Derechos Humanos". Na ocasião, os alunos tiveram acesso ao acervo bibliográfico produzido pelo IDH.
Foi realizado, ainda, o Ciclo de conferências "Reflexiones sobre la Gobernanza y la Fragilidad Urbana", atividade desenvolvida juntamente com o Centro de Investigación en Cultura y Desarrollo (Universidad Estatal a Distancia), com a Escuela de Sociología e o  IDESPO (Universidad Nacional), com a Escuela de Geografía y la Escuela de Antropología (Universidad de Costa Rica), juntamente com o Vice-ministro da Justiça da Costa Rica.
Na Universidade da Costa Rica (UCR), juntamente com a Escuela de Salud Pública de la Universidad de Costa Rica, realizou-se o "Café académico -- Conversatorio", no qual os professores Alexandre Quartiero e Gabrielle Kölling palestraram para os alunos de mestrado da UCR. Os temas das palestras foram "Promoción de la salud: teoría y práctica" e "Epidemia del virus del zika y su relación con el derecho humano a la salud". Os alunos da comitiva brasileira, os alunos de mestrado da UCR, os professores e o decano da UCR dialogaram e debateram acerca das interfaces do direito humano à saúde.
Por fim, a comitiva participou dos debates e discussões sobre o tema da saúde com a Profa. Dra. Karen Vargas (Professora da Universidade da Costa Rica), com a palestra "Direito humano à saúde".  
A comitiva que contou com quatorze alunos do curso de Direito da ULBRA de Torres foi supervisionada pelo Coordenador do Curso, Prof. Ms. Alexandre Quartiero, pela Coordenadora Adjunta, Profa. Ms. Gabrielle Kölling e pelo Prof. Esp. Ramon Krás, que destacaram a importância da atividade para a formação dos discentes, ressaltando que a referida atividade foi pioneira e traduz o compromisso com a excelência na formação jurídica dos acadêmicos.