quinta-feira, 13 de junho de 2013

Viagem de Estudos à Portugal dos Cursos de Direito da Ulbra.


Os alunos dos Cursos de Direito da Ulbra Canoas, Torres, Gravataí e São Jerônimo, acompanhados dos Coordenadores Maria Aparecida da Silveira (Canoas) e Alexandre da Silva Quartiero (Torres) e dos professores Sergio Abreu, Jorge Trindade e Leandro Cordiolli, estão em atividade acadêmica em Portugal, realizando visitas as Instituições e Universidades Públicas.

No dia 11, pela manhã, os coordenadores de Canoas e Torres, professores Maria Aparecida da Silveira e Alexandre Quartiero, acompanhados do professor Sergio Abreu foram recebidos na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, pelo Professor Catedrático e Coordenador da pós graduação Dr. Jorge Bacelar Gouveia e pelo professor Dr. Nelson Lourenco, tendo como pauta a realização de intercâmbio e outras atividades acadêmicas entre os alunos das Universidades, ficando agendada a realização de atividades de estudos para o primeiro semestre de 2014 em Lisboa.











Ainda pela manhã, os alunos e professores da Ulbra estiveram na sede da Universidade Técnica de Lisboa, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, onde foram recebidos pela vice-presidente do instituto, professora Alice Trindade e pelo professor Dr. Jorge Trindade.



Na sequência, foram encaminhados para a cerimônia de entrega do diploma de doutoramento ao professor da Ulbra, Dr. Jorge Trindade.
























Na parte da tarde, dando seguimento aos trabalhos, assistiram as seguintes palestras: Sistema Português de Proteção as Crianças  e Jovens em risco (professor Dr. Fausto Amaro), Pedofilia (professor Dr. Jorge Trindade), Direito Ambiental (professor Dr. Fernando Condesso), A união Europeia: Perspectiva de Futuro (professor Dr. Antonio Pinto Pereira e Aspectos Políticos e Sociais do Direito Internacional (Professor Ms. Sergio Roberto de Abreu). As atividades foram encerradas com a entrega de certificados. A noite os alunos confraternizaram em um jantar na cervejaria Trindade.







No dia 12, o grupo foi recebido pela promotora de intercâmbio da Universidade Nova de Lisboa, professora Dra. Isabel Falcão, onde conheceram as instalaçõe da universidade e a grade curricular do Curso de Direito, sendo informado do interesse e das condições de intercâmbio.




Na parte da tarde, estiveram em visita ao Tribunal Constitucional, onde assistiram a palestra entitulada Tribunal Constitucional: Organização e atribuições, proferida pelo Procurador José Manoel Ribeiro de Almeida e pela Dr. Cristina. Ainda, pela parte da tarde, o grupo esteve na Procuradoria Geral da República, onde foram recebidos e ouviram a palestra proferida pelo Dr. Carlos Aderido, sobre as atribuições do referido orgão.