segunda-feira, 19 de julho de 2010

Júri simulado é prestigiado por alunos de Ensino Médio

O curso de Direito da ULBRA Torres realizou um júri simulado na tarde do dia 17 de junho, no auditório do campus, como parte das atividades da disciplina “Estágio Supervisionado V – Penal”. Estudantes de Ensino Médio das escolas Marcílio Dias e Ciesc São Domingos, de Torres, formaram a platéia do evento e puderam aprender como atuam num julgamento elementos de acusação e defesa.
Cerca de 200 jovens estiveram presentes no auditório para assistir ao julgamento simulado. Com o intuito de ampliar o envolvimento e a compreensão dos estudantes, o júri popular foi formado por sete alunos das escolas presentes, sorteados pelo juíz logo no início da sessão.
O júri simulado se baseou no caso fictício de um homem que, alcoolizado e dirigindo um veículo automotor BMW, atropelou e matou uma pessoa que caminhava no acostamento de uma estrada, em razão de estar em alta velocidade. A acusação e a defesa, neste júri, foram representadas por acadêmicos de Direito da universidade, que cursam a disciplina “Estágio Supervisionado V – Penal”. A organização do evento ficou a cargo do professor e advogado Jonathan Aguiar de Carvalho.
O julgamento teve como resultado oficial a desclassificação para homicídio culposo por 4 votos a 3, tendo sido o réu condenado pelo juiz a pena de prestação de serviços a comunidade. A platéia do evento também pode votar e, na ocasião, julgou o réu ser merecedor de condenação por homicídio culposo.